Para que um marketing seja realmente eficiente e entregue um lead qualificado para a equipe de vendas é importante a construção de uma persona. Lead? Persona? O que são? Onde vivem? De que se alimentam? É o que vamos falar no artigo desta semana. Então vem comigo descomplicar este assunto!
Você já ouviu falar em funil de vendas?
Resumindo, o funil de vendas é composto por algumas etapas até que o público realize a compra do seu produto. Vamos imaginar a seguinte situação! Rebeca vê seu anúncio e é direcionada para uma página de cadastro, onde é levada para sua base e você tenta convencê-la através de e-mails, mensagens de WhatsApp, etc. a comprar o seu produto. A Rebeca é o que chamamos de lead, ou seja, ela ainda não realizou a compra, mas está prestes a ser convertida em cliente.
Muito bem, mas como eu cheguei até a Rebeca? Como eu sabia que ela seria minha cliente ideal e passaria por todas essas etapas do funil?
Como construir uma persona
Antes de você construir o seu funil de vendas, que é o nosso Inbound Marketing, você precisa construir sua persona, que é a Rebeca, a sua cliente ideal, aquela que irá realizar a compra do seu produto.
Estamos muito acostumados com o conceito de público-alvo, onde determinamos sexo, idade, localidade, ou seja, um público amplo, podendo ser diversas pessoas da sua cidade ou da sua região. A persona vai muito além das características demográficas, você precisa conhecê-la de fato, quais são os seus gostos, o que faz no seu tempo livre, o que costuma comprar, onde realiza esta compra, enfim, fatores determinantes do seu público.
Para que você entenda na prática vamos a um exemplo!
Você tem uma loja de roupas, a Boutique Gigi, o foco do seu negócio é oferecer roupas para mulheres com estilo mais descolado. Agora temos que analisar qual seria o cliente ideal para comprar os seus produtos para oferecer a ele uma excelente experiência de compra. Vamos montar essa persona juntos?
Rebeca tem 28 anos e é sócia em um escritório de advocacia. Seu dia a dia costuma ser bem conturbado e ao final do dia ela gosta de sair para tomar um chopp com alguns amigos no barzinho. No seu trabalho ela precisa usar uma roupa mais social e por isso no seu tempo livre ela é super descolada! Nada de social, saltos, blazer, etc.
No sábado à tarde ela adora caminhar no centro da cidade e ficar de olho nas promoções e nas lojinhas, adora coisas novas e diferentes, como a Boutique da Gigi.
Essa é a nossa persona ideal! Você irá vender o seu produto para essa pessoa, sendo assim, você precisa adaptar suas estratégias de acordo com os seus gostos, ou seja, atrair este cliente com o que mais lhe chame atenção. Por isso, é fundamental que a equipe de vendas e marketing andem lado a lado.
A importância da construção da persona para minha empresa
Independentemente de qual produto ou serviço o seu negócio oferece, a construção de uma persona amplia as chances de crescimento do seu negócio, pois assim conseguimos atingir o público correto que irá realizar a compra com mais facilidade, afinal, seu comportamento diário revela que ele tem interesse de fato no produto ou serviço.
Conhecendo a Rebeca você consegue traçar estratégias que chamem atenção dela para o ato da compra. É muito importante que você compreenda que essas características também fazem parte de outras pessoas que irão consumir o seu produto/serviço. Neste sentido, com uma única persona é possível atingir outras pessoas que têm o comportamento semelhante ao da Rebeca.
E aí, sua empresa já possui uma persona? Se a sua resposta é não, está na hora de pensar seriamente em construí-la e adaptar estratégias mais direcionadas que realmente tragam resultados para o seu negócio.
E se o assunto for a contabilidade da sua empresa, entre em contato conosco.